Os consultores externos da GEOPROJETOS engenheiros Guido Guidicini e Newton dos Santos Carvalho, em parceria com o engenheiro Flavio Miguez de Mello acabaram de lançar “Patologia de túneis hidráulicos”.

O livro traça um breve histórico dos túneis hidráulicos no Brasil. Obras lineares escavadas em maciços subterrâneos para a passagem da água, que pode ser conduzida pressurizada ou não. De acordo com a qualidade do maciço, os túneis podem ser revestidos ou apenas tratados para evitar vazamentos ou escape de água.
Os túneis hidráulicos são empregados para os fins múltiplos de uso da água, como adução para abastecimento urbano, assegurando saneamento básico, controle de enchentes, desvio de rios, adução às turbinas para geração de energia, adução para irrigação, recalque e transposição de bacias etc.

A complexidade desses sistemas, somada à diversidade de condições geológicas, físicas, geométricas e ambientais (não existem dois túneis iguais), constitui um desafio a projetistas e construtores e torna-os uma obra vulnerável a acidentes e incidentes. O livro aborda as causas de acidentes e incidentes ocorridos, geralmente, durante a construção ou seu final e o enchimento, analisando diretrizes de projeto e identificando os locais de escape de água.

A obra traz ainda 11 relatos de casos reais de acidentes e incidentes, como Furnas (MG), Campos Novos (RJ) e Itapebi (BA), com detalhes do arranjo do empreendimento e seções transversais, descrição e causas do acidente, consequências e áreas atingidas e medidas de recuperação.

Para adiquirir seu exemplar basta clicar no link abaixo https://www.lojaofitexto.com.br/patologia-tuneis-hidraulicos/