Curso de Pós-graduação
Estrutura do Curso
O curso é composto por:
12 Módulos Comuns Obrigatórios – MCO | 290 horas |
1 Módulo Específico – ME | 30 horas |
1 Livre Escolha – MLE | 30 horas |
4 Seminários – SEM | 10 horas |
Carga horária total | 360 horas |
Público-alvo
Professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, gestores e equipes técnicas, bem como todos os profissionais da Educação envolvidos com a qualidade da educação básica e com a formação continuada de professores.
Pré-requisitos
Formação em curso de nível superior.
Duração
De maio de 2024 a março de 2026
Carga horária
360 horas
Modalidade
EaD – Aulas síncronas
Dias e horários
Todas as quartas-feiras, das 19:00 às 22:00
Módulos Comuns Obrigatórios - MCO
São 12 módulos obrigatórios, com conteúdos essenciais para todos os educadores, totalizando 290h para compor a carga horária de 360 horas.
MCO 1. EDUCAÇÃO ATUAL: CONTEXTOS E POSSIBILIDADES (30h)
Aspectos históricos e perspectivas da escola pública brasileira, transformações do conceito de qualidade nas últimas décadas, principais desafios a serem enfrentados e propostas bem-sucedidas para responder a esses desafios.
MCO 2. QUEM SÃO OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO HOJE E QUE PAPEL OCUPAM NO MUNDO CONTEMPORÂNEO (20h)
Características históricas da profissão docente e da formação dos professores, perfil atual dos profissionais da educação e tipos de conhecimentos necessários à prática pedagógica de qualidade.
MCO 3. CONHECIMENTO DIDÁTICO COMO EIXO CENTRAL DA DOCÊNCIA (30h)
A natureza e relevância do conhecimento didático no conjunto de saberes profissionais essenciais para a atuação dos professores e formas de desenvolver abordagens de ensino, de fato, centradas no estudante, sujeito da aprendizagem.
MCO 4. ENSINAR A ESTUDAR EM TODA A EDUCAÇÃO BÁSICA (30h)
A importância e a necessidade de ensinar os estudantes a estudar em todas as etapas da escolaridade e possibilidades de organizar uma progressão curricular na escola para garantir a necessária formação de todos.
MCO 5. CUIDADOS METODOLÓGICOS NAS DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO (30h)
A compreensão da importância do conhecimento didático necessário para ensinar exige reflexão sobre as formas mais eficazes de abordar os diferentes tipos de conteúdos e de considerar os cuidados metodológicos necessários nas diferentes áreas curriculares.
MCO 6. O TRABALHO COM A LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA (20h)
Contribuições da literatura para a formação dos estudantes, cuidados metodológicos necessários para abordá-la na escola e experiências curriculares bem-sucedidas e inovadoras nessa área.
MCO 7. AVALIAÇÃO: PARA QUÊ E PARA QUEM SE AVALIA? (20h)
A avaliação escolar na Educação Básica como dispositivo para potencializar o ensino, a aprendizagem e o engajamento dos estudantes, instrumentos de apoio à prática docente e importância de criar na escola uma espiral de sucesso para todos.
MCO 8. PROJETOS: QUANDO OS FINS LEGITIMAM OS MEIOS (20h)
Os projetos como formas privilegiadas de organizar o trabalho pedagógico para produzir o engajamento dos estudantes, diferentes perspectivas e abordagens para desenvolvê-los e algumas propostas para as diferentes etapas da escolaridade.
MCO 9. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO A FAVOR DA APRENDIZAGEM (30h)
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC): como colocar os recursos tecnológicos hoje disponíveis a serviço da aprendizagem de todos, tipos de propostas privilegiadas de trabalho na escola e experiências curriculares bem-sucedidas e inovadoras de uso das TDIC.
MCO 10. EDUCAÇÃO INTEGRAL (20h)
A formação integral dos estudantes, o conceito de educação integral e sua relação com a escola de tempo integral, formas adequadas de abordagem e experiências curriculares bem-sucedidas e inovadoras.
MCO 11. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A CADA UM CONFORME SUAS NECESSIDADES, DE CADA UM CONFORME SUAS CAPACIDADES (20h)
A inclusão como princípio orientador do currículo, do planejamento, das propostas e das intervenções pedagógicas, em uma abordagem essencialmente transversal, e experiências curriculares bem-sucedidas e inovadoras de inclusão.
MCO 12. O CURRÍCULO INSPIRADO NA ÉTICA DO CUIDADO (20h)
A urgência de um currículo que ensine os estudantes a cuidarem de si, dos outros, dos objetos, do espaço, do meio ambiente, dos bens culturais, e possibilidades de fazê-lo acontecer coletivamente na escola.
Módulos Específicos - ME
Destinados a profissionais de cada etapa da Educação Básica e da equipe de gestão. É necessário 1 módulo específico de 30h para compor a carga horária total de 360h. O cursista que tiver interesse nos demais módulos poderá se inscrever separadamente.
ME Gestão. DESAFIOS DO TRABALHO DE GESTÃO – (30h).
Como compatibilizar a necessidade de implementar políticas oficiais com a necessidade de consolidar um projeto político-pedagógico próprio, propostas de gestão democrática e possibilidades de fazer da escola, de fato, um espaço de inclusão e respeito à diversidade para todos os estudantes.
ME Educação Infantil. UMA ESCOLA PARA A INFÂNCIA ATÉ OS SEIS ANOS – (30h)
O respeito à infância, os cuidados metodológicos no trabalho com bebês, crianças bem pequenas e pequenas, a importância de garantir os direitos de aprendizagem de todos e experiências curriculares bem-sucedidas e inovadoras na Educação Infantil.
ME Ensino Fundamental I. UMA ESCOLA PARA A INFÂNCIA DEPOIS DOS SEIS ANOS – (30h)
O currículo no Ensino Fundamental I, processos de recomposição curricular considerando as características da realidade, modalidades de organização do trabalho pedagógico, especificidades da faixa etária e experiências curriculares bem-sucedidas e inovadoras no trabalho com os estudantes.
ME Ensino Fundamental II e Ensino Médio. UMA ESCOLA PARA OS ADOLESCENTES E JOVENS – (30h)
Características dos adolescentes e jovens hoje, relação entre conteúdo específico e formação integral, diferentes tipos de conteúdos, possibilidades de engajar os estudantes nas propostas e experiências curriculares bem-sucedidas e inovadoras nessas etapas.
ME Educação de Jovens e Adultos. UMA ESCOLA PARA OS JOVENS E ADULTOS – (30h)
O que é igual a toda a escolaridade e o que é (e precisa ser) diferente em EJA, modalidades de organização do trabalho pedagógico, práticas pedagógicas indispensáveis no trabalho com jovens e adultos, e algumas experiências curriculares bem-sucedidas e inovadoras.
Módulos De Livre Escolha - MLE
Abordam temas atuais imprescindíveis. É necessário 1 Módulo de Livre Escolha de 30h para compor a carga horária total de 360h. O cursista que tiver interesse no outro módulo poderá se inscrever separadamente.
MLE I – OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO INICIAL (30h)
Para quem aprende, a alfabetização inicial não é apenas o conhecimento sobre a escrita alfabética, mas sim o ingresso nas culturas do escrito, a aprendizagem das práticas de leitura e escrita, dos seus usos sociais. E para o professor alfabetizador, esse conteúdo refere-se ao ensino disso tudo na escola. Por isso, quando o desafio é alfabetizar, a leitura e a escrita devem acontecer necessariamente em contextos comunicativos reais, a partir de princípios didáticos apoiados no conhecimento hoje disponível.
MLE II – O VALOR DA ESCOLA PARA ADOLESCENTES E JOVENS (30h)
O que pensam e falam os estudantes sobre a escola e a sala de aula, as formas de viver a adolescência e a juventude no mundo contemporâneo e propostas inovadoras que fortalecem o protagonismo e a atuação propositiva na escola.
Seminários - SEM
Os seminários ocorrem paralelamente às aulas dos módulos, em 4 sábados ao longo do curso, totalizando 10h. Todos são obrigatórios para compor a carga horária de 360h.
SEM 1 – EDUCAÇÃO E CONTEXTO ATUAL (2h30)
A necessária humanização da escola, as políticas educacionais e os desafios atuais da educação – Qual escola queremos? Com quais profissionais? Para quais estudantes? Com qual formação?
SEM 2 – UMA ESCOLA DE TODOS E PARA TODOS (2h30)
A ética do cuidado e a urgência de desenvolver propostas de respeito às diversidades, de inclusão e formação integral, com destaque para a educação antirracista.
SEM 3 – DE CADA UM CONFORME SUA CAPACIDADE, A CADA UM CONFORME SUA NECESSIDADE (2h30)
O planejamento a partir dos desafios da realidade na docência, na formação de educadores e na gestão.
SEM 4 – AS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO
A SERVIÇO DA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES (2h30)
O uso das tecnologias como ferramenta de aprendizagem dos estudantes e o trabalho com a responsabilidade e a ética na relação com a informação, a mídia e a internet.
Nossos Professores

Marta Durante
Professora, formadora, coordenadora e diretora pedagógica. Pedagoga e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Coautora dos programas PROFA-MEC e Ler e Escrever-SP, assessora de instituições educativas públicas e privadas e membro da diretoria da Rede Latino-Americana de Alfabetização.
http://lattes.cnpq.br/5326695701049924

Joice Lamb
Professora, gestora, coordenadora pedagógica da escola pública por 33 anos. Mestre em Educação pela UFRGS e especialista em Gestão Educacional e Coordenação
Pedagógica também pela UFRGS. Produtora de conteúdo e palestrante sobre gestão
democrática, educação cidadã e gestão de projetos institucionais.
http://lattes.cnpq.br/5732836340411247

Renata Barrichelo
Pedagoga pela PUCSP e doutora pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Tem
experiência em coordenação pedagógica e docência na Educação Básica e no ensino
superior. Atua como psicopedagoga, formadora de professores e assessora
pedagógica de instituições educativas com ênfase na organização do trabalho coletivo.
https://lattes.cnpq.br/4014320163579450

Rosaura Soligo
Professora, formadora, mestre e doutora pela Unicamp. Foi coautora dos PCN e dos projetos Parâmetros em Ação e PROFA, no MEC. Desenvolve cursos de extensão na Unicamp e assessoria para instituições educativas públicas e privadas. É membro da diretoria da Rede Latino-Americana de Alfabetização – Núcleo Brasil.
http://lattes.cnpq.br/0281100094726534

Susana Felix
Professora com especialização em Psicopedagogia, formadora de professores e gestores. Foi coordenadora pedagógica e técnica da Secretaria de Educação em Bertioga, responsável pela formação continuada. Participa do Curso de Especialização em Alfabetização ‘Relações entre Ensino e Aprendizagem’, no ISEVEC.
https://lattes.cnpq.br/5814754852648452

Adriana Alves
Professora na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Mestre e doutora pela Faculdade de Educação da Unicamp. Foi formadora dos Parâmetros em Ação e do PROFA. Atuou como docente e coordenadora pedagógica da educação básica durante 16 anos em redes municipais de ensino no estado de São Paulo.

Alexsandro Santos
Doutor em Educação ela Universidade de São Paulo, com estágio de pós-doutorado em Administração Pública e Governo na Fundação Getúlio Vargas. É professor do mestrado e doutorado em Educação da Unicid e Diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Básica, no Ministério da Educação.

Alice Proença
Doutora em Educação e Currículo pela PUC-SP, Mestre em Didática e Metodologia pela FEUSP, historiadora. Fundadora do Grupo de Estudos sobre Projetos na Abordagem de Reggio Emília. Formadora nas redes pública e privada. Autora dos livros Pratica Docente e O Registro e a Documentação Pedagógica e de artigos para revistas especializadas.

Ana Maria Falcão de Aragão
Psicóloga. Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Mestrado, Doutorado, Pós-doutorado e Livre-docência. Pesquisadora do IdEA da Unicamp. Consultora e Assessora a escolas, redes de educação infantil, básica e superior.

Carla Clauber da Silva
Pedagoga, mestra e doutora em educação pela Unicamp. Atuou como professora e coordenadora pedagógica na rede pública. Formadora de professores no Programa de Formação de Professores Alfabetizadores, do MEC, e em outras instituições. Coautora de livros didáticos de Língua Portuguesa dos Anos Iniciais.

Carol Cossi
Mestre e doutora em Arte e Educação pela Faculdade de Educação da USP, atuou como coordenadora pedagógica das séries iniciais do Ensino Fundamental I e também em programas de formação de professores de arte em redes públicas e privadas. Atualmente é Professora de Artes Visuais da Escola de Aplicação da FEUSP.

Celisa Carrara Bonamigo
Professora, formadora, mestre e doutoranda pela Faculdade de Educação da Unicamp. Trabalha no Núcleo de Avaliação Institucional Participativa, na Coordenadoria Setorial de Formação da Secretaria Municipal de Educação de Campinas. Atuou como coordenadora do Programa Municipal de Leitura e Escrita.

Débora Vaz
Pedagoga pela PUC-SP, Especialista em Educação Pela Université Réné Descartes – Paris V – Sorbonne. Integrou a Equipe do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores e atuou como coordenadora pedagógica nas filmagens do Programa Letra Viva. É formadora e assessora em instituições públicas e privadas. É diretora pedagógica do Colégio Santa Cruz.

Edna de Oliveira Telles
Professora com graduação, mestrado e doutorado pela FEUSP, supervisora na SME-SP, formadora de educadores, assessora em educação. Foi pesquisadora no Projeto ‘Um computador por aluno’ pelo MEC. É membro do Grupo de Estudos de Educação, Gênero e Sexualidade, na USP, e do Coletivo Paulo Freire.

Elaine Vidal
Doutora e mestra pela FEUSP, com pesquisas sobre projetos didáticos, ensino e aprendizagem da ortografia. Atuou como professora e coordenadora em todos os níveis da Educação Básica. Atualmente, é professora no Ensino Superior, autora de obras pedagógicas e assessora de redes públicas e privadas de ensino.

Ester Broner
Pedagoga, mestre e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Foi coordenadora, orientadora educacional e diretora pedagógica no Ensino Fundamental (anos iniciais). Atuou em projetos de alfabetização e formação de professores na rede pública e privada. É assessora em projetos que confluem Educação e Arte.

Fernando Isao Kawahara
Professor de História, pedagogo e mestre pela Faculdade de Educação da USP. Foi diretor e coordenador pedagógico na Educação Básica, participa de ações de formação de professores, de gestores escolares e técnicos de secretaria e coordena projetos de educação no terceiro setor. Atua nas áreas de currículo de História e de gestão pública da educação.

Giovana Zen
Graduada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação, com Pós-Doutorado em Alfabetização (CINVESTAV-México), sob orientação de Emília Ferreiro. Professora da FACED-UFBA. Integra o GEPEL e o NUFA, na UFBA, e a Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Presidente da Rede Latino-americana de Alfabetização.

Giulianny Russo
Mestre em Escritura y Alfabetización pela UNLP-Argentina, especialista em alfabetização, pedagoga pela USP, fonoaudióloga pela PUC-SP. Atuou como professora e coordenadora, assessora programas de alfabetização. Membro da Red Latinoamericana de Alfabetización e criadora do canal @reescritasblog no Instagram.

Guilherme do Val Toledo Prado
Professor Titular na Faculdade de Educação da Unicamp. Mestre em Metodologia de Ensino e Doutor em Linguística Aplicada. Livre-docente em Educação Escolar. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada. Desenvolve assessoria e projetos de pesquisa e formação a partir de narrativas pedagógicas.

Larissa de Gouveia Fraga
Historiadora graduada pela PUC-SP, pedagoga graduada pela FEUSP, mestranda em Formação de Professores pela PUC-SP. Coordenadora pedagógica na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, atua como coordenadora da equipe de formadores de formadores na SME/SP.

Leandra Justo Herrera
Pedagoga com especialização em Psicopedagogia. Coordenadora Pedagógica na rede pública. Formadora de Professores e Gestores. Atualmente responde pelo Departamento de Ensino da Secretaria Municipal da Educação de São José do Rio Preto-SP.

Lilia Rezende
Pedagoga pela UCSAL, com especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UFBA. Atuou na docência, coordenação pedagógica e gestão em escolas públicas e privadas. Foi formadora dos programas Parâmetros em Ação e PROFA, no MEC. Atua como psicopedagoga clínica, professora de AEE e formadora de professores.

Lilian Ceile Marciano
Professora, formadora, mestre em Educação Matemática pela PUC-SP. Atuou como professora, orientadora, coordenadora e vice-diretora e em programas de formação continuada. Desenvolve cursos de extensão sobre o ensino e a aprendizagem de matemática e assessoria para instituições educativas públicas e privadas.

Liliane Garcez
Psicóloga, administradora pública e mestre em educação. Desenvolve consultorias internacionais e assessorias técnico-formativas em redes de ensino brasileiras. Recebeu medalha da Pró-Inclusão (Portugal) pelas contribuições para uma educação culturalmente mais desafiante e socialmente mais justa e equitativa.

Luciana Hubner
Bióloga, com experiência em docência, coordenação e direção escolar e elaboração, implementação e gerenciamento de projetos educacionais. Atuou como formadora nos programas Escola Ativa, Parâmetros em Ação e PROFA, todos do MEC. É coordenadora pedagógica do Prêmio Educador Nota Dez, nas últimas sete edições.

Lucianna Magri de Melo Munhoz
Doutora, mestre e pesquisadora em Educação pela Unicamp. Formadora de educadores, fundadora do Grupo de Estudos sobre Freinet, Coletivo Freinetiando, na Unicamp. Estagiou em escolas públicas na França. É coordenadora-geral de formação de professores da Educação Básica no MEC.

Mary Grace Andrioli
Pedagoga, mestre e doutora em Educação pela USP, pesquisadora na área de Tecnologia Assistiva. Coordenou projetos de educação financiados pela Fapesp e CNPq. Atua há mais de 25 anos na formação de professores e desenvolvimento de materiais pedagógicos. É docente no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia em São Roque.

Maura Bolfer
Coordenadora Geral na Faculdade Prof. Wlademir dos Santos e no Colégio Uirapuru. Graduada em Pedagogia, Especialista em Psicopedagogia e em Educação, Mestre em Educação, Linguagem e Arte, Doutora em Educação em Formação de Professores. Atua nas áreas de formação de professores, gestão escolar e literatura infantil.

Nalu Rosa
Professora da UERJ. Doutora em Educação pela USP e mestre pela UFRJ. Atua no Ensino Fundamental, na formação de professores e coordena projetos de iniciação à docência e extensão universitária. É sócia-fundadora do CAC, em São João de Meriti. Faz parte da diretoria da Rede Latino-Americana de Alfabetização.

Nanny Oliveira
Professora, coordenadora pedagógica, gestora em secretaria de educação, formadora de professores. Especialista em Coordenação Pedagógica, pela UNIFACS, participa atualmente do Curso de Especialização em Alfabetização ‘Relações entre Ensino e Aprendizagem’, no ISEVEC.

Paloma Chaves
Doutora em Educação pela FEUSP, Mestre em Educação em Currículo pela PUC-SP, Pedagoga. É docente na graduação e pós-graduação no IFSP – Campus Capivari. Atua na área de educação e tecnologia há mais de vinte anos, em redes pública, privada e no terceiro setor. É assessora em editoras e Secretarias de Educação.

Patrícia Barreto
Pedagoga e especialista em educação pela UEFS. Atuou como professora da escola básica e ensino superior, na coordenação pedagógica das redes pública e privada. No MEC, foi formadora dos programas Parâmetros em Ação e do PROFA e avaliadora em algumas edições do PNLD. É formadora de educadores e assessora em educação em instituições e redes de ensino.

Renata Barroso de Siqueira Frauendorf
Professora, formadora, mestre e doutora pela Unicamp. Coordenadora de Projetos no Instituto Avisa Lá-SP e do Grupo Colaborativo Alfabetização em Diálogo – GRUPAD, na Unicamp. Membro da Diretoria da Rede Latino-americana de Alfabetização. Autora de materiais didáticos e de orientação para formadoras e professoras.

Rodnei Pereira
Professor e formador. Doutor em Psicologia da Educação com pós-doutorado em Formação de Formadores, pela PUC-SP. Atua na formação de formadores e na produção de materiais didáticos e currículos. É pesquisador na Fundação Carlos Chagas e orientador de dissertações e teses, na área de Educação, na Unicid-SP.

Ronaldo Alexandrino
Doutor e mestre em Educação pela Unicamp com pós-doutorado em Psicologia pela UFMS. Professor da Faculdade de Educação da Unicamp. Autor/organizador dos livros: A suposta homossexualidade; Psicologia Escolar e Educacional & População LGBTQIA+; Educação & Psicologia: Divulgando o conhecimento científico.

Rosa Maria Monsanto Glória
Graduada em Pedagogia, com especialização. Pós-graduada pela FLACSO-Argentina. Cursa Maestría em Escritura y Alfabetización na UNLP-Argentina. Integrou a equipe de coordenação Nacional do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores. É Diretora de Divisão na Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo.

Rosângela Veliago
Graduada em Pedagogia pela PUC-SP. Foi professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental e Coordenadora Pedagógica. Participou da equipe da coordenação nacional do PROFA – Programa de Formação de Professores Alfabetizadores, no MEC. Coautora de livros didáticos e formadora de professores e gestores.

Sandra Medrano
Pedagoga e Mestre em Educação pela FEUSP, com especialização na Universidade Autônoma de Barcelona. Atuou como professora e coordenadora de Educação Infantil e EJA. Participou do PCN em Ação e da Coordenação de EJA do MEC. Coordena a biblioteca do Colégio Santa Cruz e atua na pós-graduação do ISEVEC e na equipe do CEDAC. É júri de prêmios de literatura.

Sandra Novais Sousa
Mestre e Doutora em Educação, especialista em Alfabetização, Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar. Atuou por 20 anos como professora alfabetizadora, e atualmente é professora no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande.

Teca Soub
Graduada em Pedagogia, com especialização em Alfabetização. Foi professora e coordenadora e atuou no Programa de Formação de Professores Alfabetizadores. Dirige o ateliescola acaia, uma escola integral que se propõem a integrar a educação para a equidade às práticas construtivistas, considerando a complexidade das questões étnico-raciais, de gênero e classe.

Walkiria Rigolon
Professora, formadora, mestre em Educação pela PUC/SP, doutora em Educação pela Unicamp, pós-doutorado em formação de formadores. Pesquisadora convidada na Fundação Carlos Chagas. Atua no campo da formação de formadores, em ações de reorganização e implementação curricular.

Walter Takemoto
Educador, especialista em planejamento estratégico e políticas educacionais, foi diretor do MEC e consultor do PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. É diretor do Grupo Abaporu e assessora Secretarias de Educação no planejamento e execução de políticas públicas educacionais.
Investimento
MATRÍCULA INDIVIDUAL:
- R$ 4.500,00 em 15 parcelas de R$ 300,00 no cartão de crédito.
- R$ 4.000,00 a vista com pagamento via PIX ou boleto bancário.
MATRÍCULAS INSTITUCIONAIS:
- De 2 a 5 matrículas R$ 4.000,00
- De 6 a 10 matrículas R$ 3.750,00
- Acima de 10 matrículas R$ 3.500,00
Os pagamentos para matrículas institucionais serão necessariamente efetuados a vista.
BOLSAS PARA PROFESSORAS(ES):
- 2 (duas) bolsas integrais para professoras(es) afrodescendentes trabalhando em escolas públicas
- 2 (duas) bolsas integrais para professoras(es) indígenas trabalhando em escolas públicas
- 2 (duas) bolsas de 50% para professoras(es) trabalhando em escolas públicas
- 2 (duas) bolsas de 50% para professoras(es) de escolas públicas associadas(os) ao Núcleo Brasil da Rede Latino-americana de Alfabetização
- 2 (duas) bolsas de 50% para técnicas(os), gestoras(es) ou coordenadoras(es) de secretarias ou escolas públicas
Para concorrer as bolsas, as(os) professoras(es) e demais profissionais da educação, deverão enviar uma carta com no máximo 700 (setecentos) caracteres sobre o motivo de seu interesse e a importância para o trabalho que desenvolve na escola, e cópia de documento oficial que comprove trabalhar em escola pública. No caso de professoras(es) afrodescendentes ou indígenas, anexar documentos que comprovem essa condição.
Inscreva-se!
Envie um e-mail
contato@abaporueducacao.com
Fale pelo Whatsapp
(71) 9699.9010
Abaporu Assessoria em Educação Eireli
CNPJ nº 19.565.644/0001-55
