Aterro de Gramacho

Ficha Técnica

NÚMERO: 0408   

OBRA: Aterro de Gramacho          

CLIENTE: Queiroz Galvão  

 

LOCAL: Jardim Gramacho, Duque de Caxias – RJ,  

CEP DA OBRA: 25265-008      

INÍCIO: Janeiro 1996      

CONCLUÍDO: SIM

CONCLUSÃO: Outubro de 2002

A GEOPROJETOS foi contratada pela Construtora Queiroz Galvão, vencedora do processo de licitação de privatização da operação e recuperação do Aterro de Gramacho, para elaborar e acompanhar o desempenho da recuperação do aterro.

As atribuições da GEOPROJETOS incluíram, além dos projetos de infraestrutura geral, a conformação do aterro, tratamento de chorume, central de reciclagem, etc.  No item tratamento de chorume foi desenvolvida uma técnica para evitar que este líquido poluidor atingisse a baía de Guanabara, como exigência do Programa de Despoluição da Baía da Guanabara.

Os estudos indicaram a necessidade de um acompanhamento detalhado nas frentes de avanço do aterro e avaliações das consequências destes lançamentos, em áreas críticas. Os serviços em andamento incluíram projetos expeditos para as frentes de lançamento, instalação e acompanhamento de instrumentação específica e  assessoramento da Construtora Queiroz Galvão durante as operações.  Posteriormente o contrato de operação do aterro foi adjudicado à S.A Paulista e  ao Consórcio Novo Gramacho.