TransCarioca

Ficha Técnica

NÚMERO: 998    

OBRA: TransCarioca          

CLIENTE: Construtora Andrade Gutierrez  

 

LOCAL: Rio de Janeiro      

CEP DA OBRA:       

INÍCIO: 2012      

CONCLUÍDO: SIM

CONCLUSÃO: 2014

A construtora Andrade Gutierrez, responsável pela execução da obra da TransCarioca, contratou a GEOPROJETOS, em meados de 2012, para prestar os Serviços de Consultoria e Instrumentação Geotécnica.

O corredor TransCarioca é um importante sistema de transporte público metropolitano liga a Barra da Tijuca ao aeroporto internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, ao longo de 39 km de extensão. Conta com 45 estações e passa por 14 bairros, sendo o primeiro corredor a cortar transversalmente a cidade do Rio de Janeiro. Ao longo do percurso foram construídos 3 mergulhões, 10 viadutos e 9 pontes (sendo 2 pontes estaiadas).

Ressalta-se que na área específica do ramo 300, tramo que passa por debaixo de uma das pontes estaiadas, a Ponte Santos Dumont, encontra-se uma camada espessa de solo muito mole, fato que proporcionava sérios riscos de instabilidade à obra. Assim, a GEOPROJETOS idealizou um sistema inovador de aterro de conquista sustentável tipo “jangada”, utilizando torras de eucalípto, geotextil, geogrelha e areia que permitiu a realização das obras oferecendo ótimos resultados, eliminando riscos e reduzindo os custos.